domingo, 29 de abril de 2012

Lazer e recreação a 900 pessoas com deficiência

Cerca de 900 pessoas com deficiência participaram, nesta quinta-feira (12), da ação Brincando com a Linha do Lazer, realizada na Universidade Tuiuti – Campus Schaffer. O evento ofereceu diversas atividades recreativas, lúdicas e esportivas para pessoas com deficiência atendidas por escolas de educação especial de Curitiba.

“Por meio das atividades recreativas, brincadeiras e danças desenvolvidas no Brincando com a Linha do Lazer, buscamos complementar o trabalho realizado nas escolas de educação especial, estimulando a integração e confiança dos participantes da atividade, bem como fortalecemos a divulgação do potencial da pessoa com deficiência”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
Durante todo o período da manhã e tarde os alunos de 18 escolas de educação especial de Curitiba puderam se divertir com brinquedos infláveis, cama elástica, jogos gigantes, apresentações musicais, muro de escalada, pintura de rosto e atividades recreativas adaptadas para diferentes tipos de deficiência.

“Adoro vir no Brincando com a Linha do Lazer. A gente conhece muita gente nova e todos se divertem demais com as brincadeiras, especialmente as danças”, disse o aluno da Escola de Educação Especial Forrest Gump, Antônio Júnior, de 24 anos e que tem síndrome de Down.
A aluna da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Unidade Santa Felicidade, Cristina de Maciel, de 32 anos e que tem deficiência mental leve e baixa visão, destacou a quantidade de atividades do evento. “Fiz pintura na mão, dancei e corri bastante. Estou adorando isso aqui”.
“Tem um monte de brinquedos e atividades que nunca tinha participado antes”, disse o aluno da Escola de Educação Especial Guilherme Canto Darin, Jonatan Padilha, de 13 anos e que tem deficiência mental leve.
“Espero voltar para participar das atividades de novo”.

A professora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Unidade Santa Felicidade, Josiane de Fátima da Silva, ressaltou a importância das ações recreativas e de lazer para a pessoa com deficiência. “A participação deles nestes eventos estimula a disciplina e o convívio social. Além disso, as atividades e brincadeiras ajudam a eliminar a insegurança e timidez, fortalecendo sua autonomia e independência”.

Brincando com a Linha do Lazer - Promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em parceria com as secretarias municipais da Educação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento acontece duas vezes por ano, com a segunda edição programada para acontecer no dia 31 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário