Sou professora da Prefeitura Municipal de Curitiba e atualmente realizo o curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessível pela UFRGS.
terça-feira, 10 de julho de 2012
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR FIGURAS
O sistema de comunicação por figuras possibilita o desenvolvimento de atividades pedagógicas para alunos com aluguma limitação. Poderá ser confeccionada cartelas de leituras ou cartelas de jogos diversos, como o jogo de memória de figuras e palavras.





Portal Nacional de Tecnologia Assistiva
http://www.assistiva.org.br/index.php
Projeto viabilizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil).
O Portal Nacional de Tecnologia
Assistiva é um instrumento de troca de informações e conhecimentos entre
as iniciativas brasileiras na área da Tecnologia Assistiva. Concentra
experiências de pesquisa, desenvolvimento, aplicação e disseminação de
Tecnologia Assistiva e/ou Ajudas Técnicas, as quais visam promover a
inclusão de uma população estimada em 45,6 milhões (Censo/IBGE).
Permite conhecer as necessidades das
pessoas com deficiência e idosos, quais lacunas existem no país para que
soluções se tornem amplamente acessíveis e possam beneficiar todos os
cidadãos que delas necessitam, com informações de qualidade para
subsidiar políticas públicas em Ciência.
O Portal é uma ferramenta capaz de
estimular a interação entre usuários de Tecnologia Assistiva,
profissionais e gestores públicos de diversas áreas (Ciência e
Tecnologia, Saúde, Educação etc), empresas, centros de pesquisa e
instituições que atuam para promover qualidade de vida e inclusão social
das pessoas.
Fonte: Portal assistiva
domingo, 29 de abril de 2012
Tencologias Acessíveis - Novidades
Virtual Coach, da Universidade de Lérida.
Em fase de desenvolvimento, trata-se de um treinador virtual que irá
apoiar pessoas que necessitem realizar, entre outros, exercícios de
reabilitação. Numa primeira versão irá desenvolver-se a interface de
saída, que consiste numa cara virtual 3D "foto-realista" com animação de
gestos faciais e acessível mediante IP.
AMICOG - Inteligência Ambiental Para A Deficiência Cognitiva
O projeto centra-se em assistir e treinar os trabalhadores com deficiência cognitiva nas tarefas laborais que realizam diariamente. Dentro dos problemas que este coletivo tem que enfrentar na sua vida laboral encontram-se, por um lado, a utilização dos recursos da empresa para desempenhar as suas tarefas. Os trabalhadores recebem formação para o desempenho de tarefas dentro da empresa. No entanto, esta formação tem um carácter geral, e no momento de se incorporarem ao posto de trabalho, enfrentam-se a processos específicos que requerem a utilização de recursos particulares. O período de adaptação, nestes casos, é irremediavelmente caro, quer para o trabalhador quer para a empresa.
O uso de terminais móveis (smartphones) está motivado pela alta penetração na sociedade e pelo aumento das suas capacidades tecnológicas. Com os dispositivos atuais podem realizar-se inúmeras tarefas, graças ao aumento de memória e às melhorias que os processadores sofreram nos últimos tempos, assim como aos novos componentes "hardware" (câmaras de alta resolução, localizadores GPS, bússolas digitais, acelerómetros, etc.).
A cátedra irá desenvolver novas tecnologias de Inteligência Ambiental que serão úteis para a ajuda à inserção laboral de deficientes cognitivos. A aplicação de tecnologias de Inteligência Ambiental pode ajudar a melhorar a integração laboral dessas mesmas pessoas, apoiando e compensando as carências que dificultam o seu trabalho diário.
Fonte: Indra
Lazer e recreação a 900 pessoas com deficiência
Cerca de 900 pessoas com deficiência participaram, nesta
quinta-feira (12), da ação Brincando com a Linha do Lazer, realizada na
Universidade Tuiuti – Campus Schaffer. O evento ofereceu diversas
atividades recreativas, lúdicas e esportivas para pessoas com
deficiência atendidas por escolas de educação especial de Curitiba.
“Por meio das atividades recreativas, brincadeiras e danças desenvolvidas no Brincando com a Linha do Lazer, buscamos complementar o trabalho realizado nas escolas de educação especial, estimulando a integração e confiança dos participantes da atividade, bem como fortalecemos a divulgação do potencial da pessoa com deficiência”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
Durante todo o período da manhã e tarde os alunos de 18 escolas de educação especial de Curitiba puderam se divertir com brinquedos infláveis, cama elástica, jogos gigantes, apresentações musicais, muro de escalada, pintura de rosto e atividades recreativas adaptadas para diferentes tipos de deficiência.
“Adoro vir no Brincando com a Linha do Lazer. A gente conhece muita gente nova e todos se divertem demais com as brincadeiras, especialmente as danças”, disse o aluno da Escola de Educação Especial Forrest Gump, Antônio Júnior, de 24 anos e que tem síndrome de Down.
A aluna da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Unidade Santa Felicidade, Cristina de Maciel, de 32 anos e que tem deficiência mental leve e baixa visão, destacou a quantidade de atividades do evento. “Fiz pintura na mão, dancei e corri bastante. Estou adorando isso aqui”.
“Tem um monte de brinquedos e atividades que nunca tinha participado antes”, disse o aluno da Escola de Educação Especial Guilherme Canto Darin, Jonatan Padilha, de 13 anos e que tem deficiência mental leve.
“Espero voltar para participar das atividades de novo”.
A professora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Unidade Santa Felicidade, Josiane de Fátima da Silva, ressaltou a importância das ações recreativas e de lazer para a pessoa com deficiência. “A participação deles nestes eventos estimula a disciplina e o convívio social. Além disso, as atividades e brincadeiras ajudam a eliminar a insegurança e timidez, fortalecendo sua autonomia e independência”.
Brincando com a Linha do Lazer - Promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em parceria com as secretarias municipais da Educação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento acontece duas vezes por ano, com a segunda edição programada para acontecer no dia 31 de outubro.
“Por meio das atividades recreativas, brincadeiras e danças desenvolvidas no Brincando com a Linha do Lazer, buscamos complementar o trabalho realizado nas escolas de educação especial, estimulando a integração e confiança dos participantes da atividade, bem como fortalecemos a divulgação do potencial da pessoa com deficiência”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
Durante todo o período da manhã e tarde os alunos de 18 escolas de educação especial de Curitiba puderam se divertir com brinquedos infláveis, cama elástica, jogos gigantes, apresentações musicais, muro de escalada, pintura de rosto e atividades recreativas adaptadas para diferentes tipos de deficiência.
“Adoro vir no Brincando com a Linha do Lazer. A gente conhece muita gente nova e todos se divertem demais com as brincadeiras, especialmente as danças”, disse o aluno da Escola de Educação Especial Forrest Gump, Antônio Júnior, de 24 anos e que tem síndrome de Down.
A aluna da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Unidade Santa Felicidade, Cristina de Maciel, de 32 anos e que tem deficiência mental leve e baixa visão, destacou a quantidade de atividades do evento. “Fiz pintura na mão, dancei e corri bastante. Estou adorando isso aqui”.
“Tem um monte de brinquedos e atividades que nunca tinha participado antes”, disse o aluno da Escola de Educação Especial Guilherme Canto Darin, Jonatan Padilha, de 13 anos e que tem deficiência mental leve.
“Espero voltar para participar das atividades de novo”.
A professora da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Unidade Santa Felicidade, Josiane de Fátima da Silva, ressaltou a importância das ações recreativas e de lazer para a pessoa com deficiência. “A participação deles nestes eventos estimula a disciplina e o convívio social. Além disso, as atividades e brincadeiras ajudam a eliminar a insegurança e timidez, fortalecendo sua autonomia e independência”.
Brincando com a Linha do Lazer - Promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em parceria com as secretarias municipais da Educação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento acontece duas vezes por ano, com a segunda edição programada para acontecer no dia 31 de outubro.
Diversidade
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
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